CONTROLE DE OFUSCAMENTO

Um dos cuidados especiais mais importante no momento do desenho do produto se refere ao controle de ofuscamento garantido pelo ângulo de corte.

O ângulo de corte é determinado pela altura do hood, ou seja, pelo recuo da fonte de luz para dentro da luminária, de maneira que aumente a proteção contra a visão direta do emissor de luz.

A norma ABNT NBR CIE 8995-1 determina valores mínimos para o ângulo de corte, de acordo com o nível de luminância da fonte de luz considerada.

Os quatro primeiros exemplos abaixo se referem às faixas dadas pela norma, enquanto que o quinto e último exemplo consiste no máximo ângulo de corte possível para este caso, de maneira que a abertura do facho não seja comprometida.

A LIGHTSOURCE se preocupa em atingir este máximo ângulo de corte, superando drasticamente os valores mínimos determinados pela norma.

angulos_corte.png

Considerando a inserção dos ângulos de corte indicados acima em uma sala de 2,75m de pé-direito, temos os seguintes raios limite de distância em que o usuário se mantém protegido do ofuscamento. 

Portanto quanto maior o ângulo de corte proporcionado pela luminária, mais próximo da luminária o usuário pode chegar sem que haja desconforto visual.

dist_observador.png