CHLOÉ

Shopping Cidade Jardim, São Paulo / SP - Brasil

Revista L+D, Edição 79
www.lmaisd.com.br
Clique aqui para acessar a matéria completa (página 84 a 89)

Looom (Lyon)
www.looom.fr
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Atelier Lâme Architecture (Paris)
www.atelierlame.com


Engenharia e Obra: Saeng
www.saeng.com.br

Fotografia: Tadeu Melegatti

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“Com uma equipe de especialistas em lighting design e em marketing, o escritório francês Looom Lighting Consultant se apresenta como uma agência de iluminação especializada em projetos comerciais e de varejo. A vasta experiência em projetos de iluminação para algumas das mais conhecidas redes de varejo e grifes internacionais, como Chanel e Kenzo, os levou a desenvolver meios para assegurar que o conceito de cada projeto fosse aplicado internacionalmente de forma fiel, garantindo que a unidade visual para as marcas se mantenha conforme os projetos.

Não foi diferente para o projeto da nova loja Chloé no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo - a primeira unidade da maison francesa na América Latina Em linhas gerais, todas as lojas Chloé são iluminadas por meio de projetores orientáveis com diferentes fachos, instalados em trilhos eletrificados ocultos em nichos no forro de gesso (sistema ATRIA e projetores NIX-C-FLEX). A luz indireta no perímetro dos ambientes e os detalhes de iluminação integrados ao mobiliário complementam o conceito de iluminação.

O desenho e o posicionamento dos nichos que contêm os trilhos seguem diretrizes específicas de acordo com o pé direito e com a distância dos produtos a serem destacados. Da mesma forma, a especificação dos projetores (somando os projetores NIX-T-FLEX para trilho e embutidos downlight VELA-M-FLEX) foi determinada pelos lighting designers para a criação de contraste entre produtos e ambiente. Optou-se pelo uso de projetores com facho concentrado, garantindo um alto contraste sobre os produtos com relação à iluminância geral - que também é alta, porém menos intensa em decorrência de seu caráter difuso.

Para assegurar que os níveis de destaque e de contraste sobre os produtos dispostos nas prateleiras sejam semelhantes aos das araras e expositores, foram especificados perfis lineares orientáveis (TYL) sob cada uma das prateleiras e com diferentes ópticas de acordo com as tipologias dos produtos a serem destacados e do mobiliário. (Outras aplicações lineares em mobiliário forem realizadas com o perfil BETA).

O projeto determina que os produtos sejam expostos em temperatura de cor 4000K, enquanto a iluminação indireta é feita em 3500K, o que garante um resultado equilibrado com relação aos acabamentos dos interiores, predominantemente brancos e em tons pasteis.

A equipe do Looom acredita que a luz e a iluminação são ferramentas importantes para moldar o espaço e a experiência dos consumidores. A adequada valorização do ambiente arquitetônico e de seus acabamentos se torna, portanto, o suporte ideal para a apresentação dos produtos. Com sua Lighting Bible, o Looom prova que um conceito com diretrizes sólidas, claras e consistentes é capaz de se manter a qualquer distância.”

(Revista L+D, Edição 79, link acima)

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