NEECHE

Shopping Iguatemi Faria Lima, São Paulo / SP - Brasil

Revista L+D, Edição 75
www.lmaisd.com.br
Clique aqui para acessar a matéria completa

Estudio Carlos Fortes + Design
www.estudiocarlosfortes.com
+
Estudio TUPI
www.estudiotupi.com

Obra: Saeng
Fotografia: Leonardo Finotti

"A chuva são várias linhas retas que dançam e, em conjunto, apagam as exaltações e os barcos do mar. E pinta de branco-grafitado o encontro de terra e rios, resvalados, indecisos. Como se ela sempre estivesse presente, mas apenas algumas vezes pudesse ser vista, como uma camada de transparência colada desde a fundação da Terra. É como se chovesse sem chover." (Elisa Andrade Buzzo, em "Alma indígena minha")

 
LIGHTSOURCE-Neeche-2019-Estudio-Tupi-Carlos-Fortes_1.jpg

O conceito de exclusividade da alta perfumaria é a base da primeira loja da Neeche. Apresentando fragrâncias inéditas no país, a marca de luxo desenvolve uma curadoria de perfumes de origem tradicional e essências naturais.

A arquitetura do Estúdio Tupi idealizou a identidade visual desde a tipografia até o desenho do espaço unindo o clássico ao contemporâneo. Como nota a matéria de Thiago Gaya para revista L+D, "As colunas jônicas e suas reentrâncias desdobram-se nas superfícies da loja com seus nichos, assim como nascem do piso para apoiar toda a presença de um aroma exclusivo. Os nichos homogêneos que cobrem as superfícies da loja, marcados pelo contraste de luz e sombra, evidenciam as diferentes formas e cores dos frascos de perfume.”

Integrando-se completamente à arquitetura, o projeto luminotécnico do Estúdio Carlos Fortes "procurou o equilíbrio entre quatro efeitos distintos e complementares da luz: iluminação difusa do ambiente, iluminação de destaque dos frascos, contraluz para valorização da translúcida dos vidros e iluminação dramática para enfatizar as paredes formadas por nichos."

De forma precisa e equilibrada, "o jogo proposto pelo Estúdio Tupi, que combina opacidade e transparência, é reverberado pela iluminação, que ora dialoga com a arquitetura, ora cumpre a função de dar destaque aos produtos, sem interferir na premissa do projeto de conferir naturalidade ao ambiente.”

"O destaque dos frascos em meio à luz difusa é garantido por fachos concentrados, provenientes de pequenas luminárias embutidas no forro de gesso (CASTOR S), em paginação aleatória (como a disposição das bases das colunas no piso), e por projetores orientáveis (NIX C FLEX) alojados em um rasgo no forro (ATRIA) que corre paralelamente às paredes com nichos, iluminando frontalmente os vidros dispostos em pequenas prateleiras transparentes.”

O resultado é uma luminosidade suspensa, uma névoa de luz, inebriante como as fragrâncias. Como se uma chuva mágica convidasse para a entrada, já anunciando ser impossível sair dali sem ser banhado por uma nova experiência sensorial.

LIGHTSOURCE-Neeche-2019-Estudio-Tupi-Carlos-Fortes_2.jpg
LIGHTSOURCE-Neeche-2019-Estudio-Tupi-Carlos-Fortes_3.jpg
LIGHTSOURCE-Neeche-2019-Estudio-Tupi-Carlos-Fortes_4.jpg

Produtos aplicados