SAUER

GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo / SP - Brasil

Estudio Carlos Fortes + Design
www.estudiocarlosfortes.com
+
Estudio TUPI
www.estudiotupi.com

Fotografia: Tadeu Melegatti

Iluminar a nova loja da grife Sauer de alta joalheria exigia um conceito para além do puramente técnico. Entendendo isso como premissa, o lighting designer Carlos Fortes adotou para esse projeto uma força propositiva capaz de conectar a iluminação das jóias ao próprio desenho dos elementos preciosos.

A partir disso, o projeto demandou o desenvolvimento de uma luminária exclusiva para essa finalidade. Seu ponto de partida estético foi a exploração do anel Constellation, jóia criada em 1966 pela Sauer e premiada pelo Diamonds International Awards, consagração máxima da alta joalheria internacional - honraria que a joalheria viria a receber mais duas vezes durante sua trajetória.

Nasceu assim a luminária Constellation, homônima à sua inspiração, como resultado da análise e combinação da modularidade composta de três elementos principais: os tubos grande, médio e pequeno, segundo seus diâmetros. Cada um dos três diâmetros origina cinco alturas distintas, proporcionando quinze peças para composição dos agrupamentos. Os tubos em alumínio apresentam-se acabados por anodização cor ouro brilhante; os elementos de controle de ofuscamento, em anodização cor ouro fosco.

A resposta de alto valor estético compreende um elevado resultado técnico, em que cada tubo comporta um emissor de luz (LED tipo SMD) de alto índice de reprodução de cor acoplado a uma óptica de precisão de facho fechado e um elemento de controle de ofuscamento projetado tanto para sua finalidade básica, como para trazer mais um elemento aos módulos: cada diâmetro apresenta uma diferente reflexão interna deste elemento, produzindo três diferentes níveis de luminância ao observador. O conjunto dos fachos de cada luminária Constellation ilumina o ambiente interno de cada totem expositor sem perdas de luz para o ambiente externo, reforçando o contraste entre a iluminação geral e a específica da loja.

Resultado de um desenho modular e racionalista sob a óptica construtiva, cada luminária Constellation é totalmente desmontável e remontável magneticamente, proporcionando infinitas concepções plásticas baseadas dos diversos elementos disponíveis. Nos seus desdobramentos novas formas serão criadas, novas aplicações serão possíveis, ilimitadas pela criatividade dos arquitetos.

Autor conjunto com Lightsource da luminária exclusiva e autor do projeto luminotécnico da loja, o lighting designer Carlos Fortes é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986, desenvolve projetos de iluminação e design de produto, já foi contemplado em premiações do IALD e do Museu da Casa Brasileira. É membro fundador da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação e membro profissional da Illuminating Engineering Society of North America e da International Association of Lighting Designers. Ministra regularmente cursos e palestras e colabora com a revista L+D. Completou 30 anos de carreira em 2018, quando apresentou a palestra “30 anos em 30 minutos” durante o evento LEDforum em São Paulo/SP.

LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_01
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_02
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_03
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_04
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_05
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_06
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_08
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_07
LIGHTSOURCE_Sauer_Estudio-Tupi_Carlos-Fortes_09